Wednesday, May 23, 2007

Acesso gratuito à saúde, será que isso existe?

Venho por este meio informar... que o país atravessa uma crise económico-financeira e há que apertar o cinto. Escusam de ficar tão surpresos com esta realidade, isto porque há umas semanas atrás inaugurou-se o Hospital da Luz.

Pois bem, inaugurou-se o Hospital da Luz, um hospital privado situado na zona de Carnide, bem perto do Centro Comercial Colombo. Parece que houve para lá uma grande festarola e que até contou com a presença do meu estimado Cavaco.

Agora eu pergunto: para quê um hospital privado em Carnide, se nem há um centro de saúde naquela localidade? Dizem-me que em Carnide o que predomina é a classe média-alta. Volto a questionar: então e os menos afortunados, com menos posses não têm direito a um sistema de saúde gratuito na sua zona?

A Câmara de Lisboa não se preocupou com este caso e agora com a crise que os do PSD se lembraramde implementar não teremos o centro de saúde daqui a pelo menos um ano.

Conclusão: estes indivíduos têm olho para o negócio, isto é, tomam conta da malta mais rica e idosa que vai para lá. O que está a dar é a geriatria (especialidade em terceira idade), mas não em hospitais públicos, mas sim nos privados, onde dão mais dinheiro, escrevam o que eu digo.






Hospital da Luz. Todos os dias passo por ali e imagino um hospital luxuoso, onde não há lugar para os menos afortunados.

Tuesday, May 15, 2007

Futebol - Tácticas e Estratégias de jogo

Ola pessoal!

Neste 3º post vou falar um pouco de tácticas como treinador de bancada, ou melhor, de sofá, pois raramente vou aos estádios assistir a jogos de futebol.

Nos dias que correm muito se fala de tácticas, devido à complexificação do jogo em si. A organização de uma equipa em campo é fundamental para se poder praticar bom futebol.

Não importa jogar em 1x4x4x2 losango ou em 1x4x3x3 ou mesmo um 1x3x5x2 (à México, como costumo dizer), o que importa é trabalhar a estratégia de jogo com os jogadores disponíveis.

O esquema táctico é importante para a equipa se poder posicionar correctamente em campo, segundo as ideologias do treinador. Porém, não é tão importante quanto o modelo de jogo, ou seja, os princípios subordinados a cada esquema/sistema táctico. E por isso, a compreensão destes pelos jogadores é fundamental.

Quando um treinador chega a um clube, é preponderante que tenha em mente o seu próprio modelo de jogo para que deste modo, o possa trabalhar e discutir com os jogadores e não o contrário, ou seja, olhar para os jogadores que tem e depois fazer a táctica. Foi o que aconteceu ao Fernando Santos durante a pré-época. Estava indeciso entre o 1x4x4x2 e o 1x4x3x3. Aqui, o Santos ficou muito mal na fotografia, como tem vindo a acontecer nos últimos jogos do "Glorioso".

Como benfiquista, ainda acredito na conquista do campeonato, embora ache que o Benfica não o mereça.

Mas vão ver: no último minuto o Derlei vai marcar um golo e o Benfica é campeão, contando como é óbvio, com as derrotas do Porto e do Sporting, frente ao Aves e ao Beleneses, respectivamente.

Carta ao Pr. Aníbal Cavaco Silva

Lisboa, 15 de Maio de 2007

Caro amigo Cavaco,

Nunca mais me escreveste. Imagino que analisar dossiers e aturar este governo socialista te deve ocupar grande parte do teu tempo. Eu compreendo.
Como tens passado? Sei que foste à Índia há uns meses atrás e ouvi dizer que não gostas de comida picante. Eu também lá fui em Dezembro do ano transacto e adorei, pois tive oportunidade de visitar o Taj Mahal e tu não. Ir à Índia e não visitar o Taj Mahal é como ir a Roma e não ver o Papa, já devias saber isso. E em Boliqueime, tua adorada terra natal, como vai a família? Espero que esteja tudo a correr pelo melhor.
Escrevo-te no seguimento da tua declaração sobre as comemorações do vinte e cinco de Abril. Em relação a este assunto, Cavaco, eu concordo contigo, os jovens de hoje em dia não respeitam o significado que este dia tem no nosso país e, por isso, não participam nas suas comemorações. São um bando de incultos que só querem é diversão e deixam de lado a importância e o significado que esta data histórica tem para a nossa nação. Sinceramente, eu penso que a culpa desta situação é da RTP. Sim, é da televisão pública portuguesa e escusas de ficar surpreso. Passo a explicar: com a vitória de Salazar no programa Os Grandes Portugueses, os jovens começaram a achar que ele é “o maior” e, por isso, não participaram nas comemorações do vinte e cinco de Abril, por esta ser a data, na qual há trinta e três anos atrás, o regime de Salazar foi abolido.
Na minha opinião, o vinte e cinco de Abril, para além de ser feriado (que me é muito útil, já que todos os anos vou neste dia para a minha terra matar o porco) é, de facto, um marco histórico que jamais pode ser esquecido. O derrube do maior regime ditatorial que o país e a Europa alguma vez assistiram tem de ser comemorado.
Cavaco, quero lembrar-te que podes sempre contar comigo para o que der e vier. Eu estou contigo, apesar de muitos do teu partido, não estarem. Por isso, em relação a este flagelo social (refiro-me como é óbvio ao desinteresse por parte dos jovens em comemorar esta data tão importante), dou-te alguns conselhos para que, no próximo ano, esta situação deplorável não se repita: primeiro, multas a televisão pública por dissuadir os jovens (se bem que indirectamente) a participar nas comemorações do vinte e cinco de Abril; segundo, criticas o Salazar, numa tentativa de que os jovens esqueçam a votação daquele péssimo concurso televisivo; terceiro, crias uma nova disciplina – Feriados Nacionais – na qual os jovens têm que conhecer as datas com maior significado histórico para o nosso país, para além de serem obrigados a participar em todas as comemorações inerentes. E com isto, vais ver que o interesse dos jovens pela história aumenta consideravelmente.
Cavaco, admiro a tua solidariedade institucional. Tenho um enorme orgulho, enquanto português, em ter um Presidente da República como tu.
Vai dando notícias. Sei que tens uma agenda política muito ocupada, mas tenta arranjar um tempinho para este teu “fã” dedicado.


Um bem-haja do teu amigo e conselheiro sócio-económico-político-cultural, que muita estima tem por ti,


Professor Cajó dos Remédios Meireles


Génesis

15 de Maio de 2007, 10h 36 min


Encontro-me numa aula de substituição da disciplina curricular de Tecnologias de Informação e Comunicação, vulgarmente conhecida por TIC. O Pr. Dr. Eng. Luís Pitta que lecciona esta importante disciplina lembrou-se de faltar, porque lhe nasceu a filha. Desde já envio-lhe os meus sentidos votos de felicidade.


Trata-se do meu primeiro post aqui no mundo dos blogs. Espero que venham cá mais vezes ler e comentar os posts do Cajó, um comum mortal que muita estima tem pelo Cavaco, por este ter governado em tempos de vacas gordas e se ter ido embora quando elas emagreceram. Mas agora voltou e isso é que é de valorizar!


Um bem-haja,


Cajó dos Remédios Meireles.


Este senhor que transborda de estilo é o meu professor de TIC , o tal que hoje contribuiu para um aumento da natalidade no nosso país.